Pular para o conteúdo principal

Somos os 1º Penta Campeões Brasileiros




A Copa União foi a primeira rebelião bem-sucedida levada adiante pelos principais clubes do país contra os desmandos da CBF. Vencida em seu propósito de montar um campeonato nacional com mais de 20 clubes, a entidade viu-se obrigada a promover um outro, com a turma que ficou de fora do filet mignon. Enciumada, decidiu meter a sua colher, para provar ou pelo menos tentar provar quem tinha a força.

Assim, quando já haviam sido disputadas cinco rodadas da Copa União, a CBF impôs o tal cruzamento de que tanto se fala, dos dois primeiros colocados da Copa União, que a entidade passou a chamar de Módulo Verde, com os dois primeiros colocados do outro campeonato, que apelidou de Módulo Amarelo. O vencedor do quadrangular, anunciou a CBF, seria o campeão brasileiro. Os dirigentes dos clubes que disputavam a Copa União recusaram-se a cumprir a determinação, mesmo porque a competição não era organizada pela entidade.

Pois a Copa União, que começou em setembro, seguiu normalmente até dezembro, assim como o tal campeonato promovido pela CBF. A final da Copa União, como se sabe, foi disputada entre Flamengo e Internacional. Houve empate de 1 a 1 no Beira-Rio. No Maracanã, o rubro-negro venceu por 1 a 0. Pois no mesmo dia, 13 de dezembro de 1987, o Sport e o Guarani decidiram o título do tal Módulo Amarelo. No primeiro jogo, realizado em Campinas em 6 de dezembro de 1987, o Guarani venceu por 2 a 0. No da volta, o dia 13, em Recife, o Sport devolveu o placar. Houve a necessidade da prorrogação, que terminou em 0 a 0. Os dois clubes partiram para a decisão por pênaltis. Acabou em 11 a 11. Os presidentes do Sport, Homero Lacerda, e do Guarani, Leonel Martins de Oliveira, entraram em campo e acordaram em dividir o título. Apertaram as mãos e comunicaram o fato ao árbitro maranhense Josenildo Santos, que deu o jogo por encerrado.

Na quinta-feira, 21 de janeiro de 1988, o presidente do CND, Manoel Tubino, veio a público afirmar que era o Flamengo, e não a dupla Sport-Guarani, o legítimo campeão brasileiro de 1987. O seu discurso bateu de frente com o da dupla que comandava a CBF, formada por Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid. A dupla era inimiga pública e notória do presidente do Flamengo, Márcio Braga, somando assim mais um forte motivo para continuar impondo o tal cruzamento. Na realidade, a essa altura, já seriam seis os clubes a disputarem o quadrangular, dado que o Bangu e o Atlético-PR, eliminados respectivamente por Sport e Guarani nas semifinais do Módulo Amarelo, não chegaram a decidir quem seria o vice dessa competição. Sim, deveria haver um vice, já que Sport e Guarani dividiram o título - lembram-se?

Mas o fato é que Sport e Guarani cumpriram a tabela do tal quadrangular e chegaram à decisão do que a CBF chamava de Campeonato Brasileiro. No primeiro jogo, realizado em Campinas, no dia 31 de janeiro de 1988, houve empate de 1 a 1. No segundo, em 7 de fevereiro, em Recife, o Sport venceu por 1 a 0. E a entidade o proclamou campeão.

Assim sendo, o campeão oficial de 1987, o campeão da CBF, passou a ser o Sport. Até seria. Se o Atlético-PR e o Bangu decidissem quem era o vice e se um deles, ostentando tal condição, também participasse da decisão, dado que o título do tal Módulo Amarelo - lembram-se - foi dividido entre Sport e Guarani. Se são dois os campeões há de se ter um vice.

Ora, só os que não têm um mínimo de bom senso que preferem ficar repetindo que o título do Flamengo não valeu. Curioso: critica-se praticamente tudo o que a CBF faz. E só quando se trata da questão do Brasileiro - ou dos Brasileiros - de 1987 é que insistem em dar razão à entidade.

Ora, se vale o que chamam de oficial, porque não se defende o título que o Vila Nova de Minas levantou ao ganhar a Segunda Divisão de 1971, no primeiro ano em que a CBF tornou o Brasileiro oficial? Pois o Vila ganhou o campeonato e foi sumariamente excluído da Primeira Divisão em 1972. Como se vê, a entidade escorregou na banana logo no primeiro ano de campeonatos oficiais.


Roberto Assaf é colunista do LANCE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomeço!!!

Esteja Certo, Sozinho você não estará em sua Caminhada!!! Olá My Friends Amiguinhos, andei sumidaço não foi, mas para não escrever um monte de Xingamentos  resolvi ficar na minha, sofrendo em silêncio, mas junto com vocês, com tudo que passamos principalmente neste último ano. com o comando da nossa gloriosa Amadorim. mas isso é passado e um passado que fique trancado a sete chaves. Enfim, uma eleição que nos dá uma grande esperança, uma esperança de voltarmos a ver o nosso Flamengo Glorioso como sempre foi, e que nunca deveria ter deixado de ser. Mais uma vez meu agradecimento, a todos que foram votar na Gávea, eu infelizmente não pude participar do pleito, pela distância. mas meu Voto seria AZUL. Grande BAP (Cheio de intimidade), desejo 3 anos de um grande mandato, que você consiga realizar todos, os seus projetos, que essa sua equipe, assim como você seja voltada ao umbigo do Flamengo, não a seus próprios egos, que não usem o Flamengo como Trampolim. Que realmente façam tra

Uma Novela Chamada Gávea

Olá amigo tava sumido, não é mas a acidez continua a mesmo, não pensem que a Vergonha que o Time fez ano passado eu esqueci, Nunca se esqueçam sou Torcedor não Alienado pelo meu Time. Ainda esta na garganta a Pilantragem feita com Nosso Rei, que Instituição é essa que não tem a noção do Tamanho e da Importância que o ZICO tem para o Flamengo, me Respondam, será que iriamos ter metade dos Títulos que Temos, será que seríamos conhecidos como somos, será que teríamos o tamanho da Torcida que temos Hoje e Principalmente será que o time da década de 80 seria reconhecido como é hoje como o time quem mais encantou o Brasil, que mais jogou Bonito, que ganhou praticamente todos os títulos que disputou. Mas para que nosso diretoria tem que reconhecer isso não é Jogador vem e vai e a instituição fica e Goza os Louros das Vitórias. Agora estamos em meio a um picadeiro que tem 3 palhaços, "Porquinho, Mosquetinho e Urubuzinho" sendo comandado pelo mestre de Cerimônia

Não Torço para o Flamengo para viver sendo Envergonhado

Olá pessoal hoje vai mais um desabafo do que um texto clássico mesmo, esta insuportável assistir aos jogos do Flamengo bato na boca 3 vezes sao dizer isso e falo com o coração sangrando. Um time apático, sem gana, sem graça, sem raça e sem sangue. O que mais me entristece é ver o Zico passando por isso, logo ele que nuca em sua vida de atleta me deu desgosto parecido com o que este Mulambos, pois jogador não são, são uma Cambada que ganha salários fora da média de qualquer mercado justo de trabalho, que a única preocupação é Jogar quando se fala de atuação profissional. É uma vergonha !!!!!Que direção é essa da Sra. Patricinha Amorim que não toma um rumo neste barco porque a degola ta perto e se continuar assim vai nos pegar. Que aceita o Técnico do Time falar que o gol é um detalhe, e que detalhe não é Sr. Silas é o detalhe que vence uma partida e qua faz um time somar pontos. Já disse e Repito mais uma vez o Flamengo virou Promoção "Jogue com o Fla e Ganhe 3 pts" não suport